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Arquitetos: Architectural Design Research Institute of South China University Of Technology; Architectural Design Research Institute of South China University Of Technology
- Área: 9174 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Zhan Changheng - Ma Minghua
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Cultura Três Ancestrais (sanzu) encontra-se no condado de Zhuolu, província de Hebei, na parte norte da China. Com uma área total construída de 9174 metros quadrados, o projeto arquitetônico contém áreas expositivas experimentais e espaços combinados para o uso de escritórios. A construção se tornou o ponto de referência do condado de Zhuolu.
A convergência de Três Ancestrais e a Mistura da Cultura
Zhuolu é um dos berços da civilização chinesa, o cadinho dos três legendários ancestrais chineses de Huangdi, Yandi, e Chiyou. Os três grupos culturais coletivos chineses de Hongshan, Yangshao e Hetao integraram-se a partir desse lugar. Além disso, três batalhas importantes foram provocadas por esse choque cultural, as batalhas de Banquan, Zhulu, e Hefu. Desde então, a nação chinesa passou da secessão à solidariedade. Alinhado a isso, o novo museu divide-se em três partes, e a forma física em um padrão convergente com o objetivo de simbolizar a reunião das três tribos legendárias, assim como a civilização chinesa.
Evidência Cultural dos Três Ancestrais
Nos tempos da idade da pedra, a fonte de cerâmica era o único provedor de material para os seres humanos. As antigas marcas culturais poderiam ser exploradas e rastreadas a partir das relíquias culturais desenterradas. Ao imitar a forma física bruta da pedra natural, o novo museu se esforçou para criar um poderoso espírito do lugar, e de formular a forma, o poder, e a alma do dragão chinês - o ícone do país. A aparição da forma arquitetônica construída é grande e magnífica, o que implica a cultura Zhuolu em uma reflexão do contexto cultural chinês. Por meio do uso das pedras brutas naturais na superfície do edifício, o novo museu ecoa as características ambientais da antiga civilização, destacando as três características culturais ancestrais e seu encanto. Assim como o artefato de pedra desenterrado, esta nova construção leva à exploração da civilização antiga.
A paisagem da Nova Terra, a integração com o entorno
O projeto arquitetônico é em última instância gerado a partir do ambiente da natureza de construção e deriva das condições locais. A nova construção reproduz a civilização chinesa através de sua forma neo-geométrica e, de fato, ecoa todo o padrão da paisagem. No futuro, o novo museu irá naturalmente e sem problemas incorporar-se ao ambiente circundante. De certa forma, a reconstrução criará uma marca orgânica junto ao meio ambiente natural.
A plataforma de observação elevada, que representa o nível mais alto do Museu, ativa o novo horizonte da vista superior e, em particular, melhora a dinâmica espacial. A manifestação da arquitetura e do meio ambiente conformará a beleza mais estética da paisagem arquitetônica.
O Palácio Cultural da Harmonia (Hefu)
Três blocos individuais do novo museu formam uma construção experimental de tempo e espaço. O pátio central rodeado por tais blocos simboliza a harmonia, vitalidade, e a unidade. Além disso, fazendo referência ao padrão cultural do dragão chinês, os três blocos separados na localização central do espaço do átrio estão conectados por três pontes, que implicam o processo da civilização chinesa da secessão à solidariedade. O térreo do pátio central simula o antigo período dos três antepassados, com respeito aos ajustes, como o tamanho das pedras na paredes e esculturas interiores, com o objetivo de criar um ambiente histórico, construindo mais acima o palácio cultural dos três antepassados. Todo o modelo de arquitetura, incluindo os três blocos individuais e o pátio central, ecoa o padrão de construção de arenque desossado no período dos três antepassados, assim como as moradias semi-subterrâneas.